quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que comprar orgânicos?


Alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais. Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, com postagem e controle biológico de pragas e doenças. Esse sistema pressupõe a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos
       O que acontece quando você compra orgânicos?
       1)Sua comida é mais gostosa
Esta é a simples razão pela qual muitos dos famosos chefes  procuram produtos orgânicos.
       2) As substâncias químicas ficam fora de seu prato
” Produzido organicamente” significa produzido sem pesticidas, herbicidas ou fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais que danificam o solo. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1987, calculou em 1 milhão e 400 mil os novos casos de câncer provocados por pesticidas.
       3)Você protege a qualidade da água
Somos compostos por 2/3 de água.Pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental Americana calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável.
       4)Você refaz bons solos
Revertemos a perda anual de bilhões de toneladas de terra boa. Na América do Norte, agricultores orgânicos
       Assim, os alimentos orgânicos transformaram-se na solução ideal para o consumidor, eles são muito mais de que produtos sem agrotóxicos. São resultado de um sistema agrícola e de produção, que visa o equilíbrio e o manejamento dos recursos naturais. Eles agregam as técnicas agrícolas do passado e o conhecimento atual, que facilitam o equilíbrio entre o homem e a natureza. A agricultura orgânica é um método que não agride o ecossistema e mantém vivo a cadeia de produção em longo prazo.
       Um outro problema que afeta a qualidade dos alimentos são os agrotóxicos. Geralmente as pessoas consomem verduras e legumes, e não têm esclarecimento suficiente sobre os agrotóxicos. A agricultura em larga escala abusa dos agrotóxicos e pesticidas que deveriam ser usados com moderação. Cientistas alertam que a química empregada nesta cultura pode levar ao surgimento de diversas doenças, principalmente o câncer.
       Pense um pouco: por que será que em 2007, no Brasil, o câncer já foi a principal causa de morte das mulheres com 30 a 49 anos, e a segunda principal causa dos óbitos de homens e mulheres acima de 50 anos? No total, foram 161.491 mortos em 2007 e, entre janeiro e setembro de 2009, pelo menos, 422.559 internações para o tratamento de neoplasias
       A literatura cientifica demonstra que mais de 80% dos casos de câncer são desencadeados por fatores de risco presentes no ambiente, incluindo contaminantes presentes no ar, na água e nos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário